Resenha 'Orgulho e Preconceito'

Hello pessoas!
Então, entrei numa vibe agora de ler clássicos e estórias de época. Talvez às proximidades da festas de fim de ano me trouxeram uma melancolia que me fez querer ler esse tipo de narrativa.
Depois de tanto adiar resolvi ler um clássico universal: ‘Orgulho e Preconceito’ de Jane Austen. E como todos os que leram, estou completamente apaixonada e encantada! Essa estória passou a ser a #1 na minha lista de preferidos (*-*).

A narrativa se passa no fim do século XVIII e foca em uma das 5 irmãs Bennet, Elizabeth, que descreve bastante como era a vida na sociedade inglesa daquela época. Toda a estória gira em torno de como as moças naquele período viviam e buscavam um marido para a qual era criada para ser uma dama e boa esposa.
Todas as críticas que eu li focam que Jane Austen morreu solteira e não conheceu o verdadeiro amor e que isso impedia, para alguns críticos, que a estória fosse sólida. Para mim o romance que envolve a trama é bem elaborado e interessante, pois o amor de Lizzy e Darcy é construído aos poucos e gradativamente. Ambos inicialmente não conseguem enxergar os pontos positivos no outro e quando se conhecem melhor começam a ver a beleza que cada um traz em si.

Várias obras televisivas foram baseadas em Orgulho e Preconceito, tive a oportunidade de ver o filme homônimo de 2005 e estou enamorada (Oh Mr. Darcy!).

Geralmente não gosto de adaptações, mas essa me agradou bastante, pois apesar de algumas mudanças (porque sempre há), chegou bem perto de ser fiel ao livro. Ele conta a estória de forma resumida, mesmo omitindo alguns personagens e mudando um pouco as situações. Os atores realmente encarnaram os personagens e não deixaram a desejar ao meu ver. Só acho que merecia o mesmo final do livro, mostrando como os personagens ficaram até o momento que encerra a narrativa. Mas se pensar bem o final do filme vem a calhar e deixar aquele ar de ‘seja eterno enquanto dure’, algo mais real.

~ Enfim, quer conferir o filme? Aqui vai:



- O livro? Calma mamífero! 

0 comentários:

Postar um comentário

 
O livro que te emprestei Blog Design by Ipietoon